[ editar artigo]

Os 4 Pilares de uma Empresa BAM

Os 4 Pilares de uma Empresa BAM

 

Os pilares de uma empresa Business as Mission estão fundamentados na boa gestão econômica, social, ambiental, e espiritual.
Quem assim se configura ajusta sua empresa não apenas para o sucesso empresarial mas para o futuro, sim, para o futuro, como protótipos proféticos do Reino vindouro.

Business as Mission não é mais um método de negócios ou um modelo de negócios cristão. BAM (Business as Mission) ou Negócios como Missão é o entendimento de que todas as coisas são para a glória de Deus e devem colaborar para expandir a mensagem e a atuação de uma igreja integral para um mundo integral, onde todas as áreas devem ser tocadas pela verdade da Palavra de Deus e tem um propósito no Reino.

Assim, os vocacionados para os negócios compreendem sua missão na construção de cidades justas baseadas no Reino, onde negócios feitos com justiça são respostas que geram transformações positivas e multimendionais em 4 pilares: economia, sociedade, meio ambiente e espiritualidade alcançando indivíduos e transformando sociedades e nações para a glória de Deus.

Pilar Econômico

Negócios sustentam uma economia forte


Negócios sustentam uma economia forte, geram empregos, e oferecem produtos e serviços que suprem as mais diversas necessidades individuais e comunitárias, cumprindo assim o mandato cultural de cultivar e guardar (Gn 2:15)
Ter um negócio lucrativo é parte da missão do empreendedor (a) BAM que entende seu papel como agente provocador de um ciclo de benção e abundância que vai além da realização pessoal, mas que tem impacto na vida de investidores, clientes, fornecedores e funcionários gerando emprego, renda, dignidade, oportunidade, desenvolvimento pessoal e criativo, e que é resposta para problemas de complexidade global, como a pobreza, o desemprego e o tráfico humano.

Executivos estão sendo desafiados a ter um novo olhar sobre suas atividades empresariais como uma expressão de sua vocação e serviço à Deus e isso envolve a excelência sobre a qual seus negócios estão sendo desenvolvidos a medida que colaboram para a edificação de uma economia boa, construída sobre negócios justos para todos e para a glória de Deus.
Desenvolver bons negócios é co-criar em parceria com Deus para cumprir o mandamento do cultivo e sermos produtivos e atender a demanda, agora não mais de uma jardim, mas grandes cidades.

Pilar Social

BAM não se preocupa apenas em manter relações trabalhistas


Entretanto, o indicador social de uma empresa BAM deve considerar que os atos de justiça não devem acontecer apenas fora de suas paredes, mas sendo esta um referencial de um ambiente interno seguro, justo, livre de opressões, abusos morais ou psicológicos.
Hoje, infelizmente, os ambientes empresariais são locais onde seus colaboradores desenvolvem doenças psicossomáticas como o estresse, a ansiedade e a depressão.
A empresa BAM não está preocupada apenas em manter relações trabalhistas, mas de vida, pois a obra social não pode substituir a injustiça interna. Se não há justiça dentro, não há como estendê-la para fora, não é mesmo?


A responsabilidade social das empresas BAM é INTEGRAL, ou seja, deve alcançar o ambiente interno e externo para que o Reino de Deus tenha atuação completa.

 

Pilar Ambiental

 Quais ações a sua empresa tem observado para cumprir essa ordenança da mordomia ambiental?

 

Um dos Pilares de uma empresa Business as Mission é a sua responsabilidade com o meio ambiente.
Na verdade uma empresa BAM possui uma estratégia para o cuidado e preservação do planeta nos seus processos e fluxograma interno não apenas como uma estratégia de marketing, mas como obediência a uma ordenança do Pai.

Um empreendedor BAM não negligencia e não negocia a responsabilidade de ser um bom mordomo do que Deus o confiou.
Quais ações a sua empresa tem observado para cumprir essa ordenança? Sua empresa tem tais valores enraizados na cultura organizacional?
Sua empresa tem buscado soluções criativas para recuperar os danos causados por nós ou para amenizar o impacto ambiental?

Quais as políticas de aquisição de matérias-primas sua empresa tem adotado?

 

Pilar Espiritual

Palavras são meras palavras se os valores de um líder não são observados pelo o exemplo.

Jesus disse: "ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” Mt 22: 37-40

Os negócios promovem um ambiente muito poderoso para que a luz de Cristo seja vista e observada por aqueles que estão tão próximos que podem ser testemunhas oculares de uma fé genuína operando no dia-a-dia.
Entretanto, um homem ou uma mulher de negócios BAM compreende que investidores, clientes, fornecedores e funcionários não são meros espectadores de uma fé autêntica mas também objeto do amor, cuidado, misericórdia e perdão de Deus através de suas vidas e certamente estará atento e será intencional quando a oportunidade chegar.
Seus olhos e ouvidos estão atentos para aqueles que estão trabalhando ao seu lado todos os dias?

 

Por Samara Brandão

BAM Global Associate Ambassador

Ler matéria completa
Indicados para você