Oração e diligência

O que é melhor, orar ou agir? A vida de Neemias revela que, embora sejam ações diferentes, são igualmente importantes e complementares entre si. Toda a narrativa do livro é intercalada entre ações e orações, mas um versículo expressa bem o que quero tratar aqui: “Mas nós oramos a nosso Deus e colocamos guardas na cidade de dia e de noite para nos proteger.” - Neemias 4.9(NVT) A primeira coisa a fazer é nos despir do dualismo, que consiste em polarizar dualidades genuínas em um conflito inexistente. 


É verdade que ‘luz’ e ‘trevas’ existem e que, na maioria das vezes, a utilidade da primeira é mais desejável que a da segunda. O dualismo, nesse caso, tende a atribuir moralidade positiva e negativa a coisas que são moralmente neutras. É verdade que percebemos essas atribuições nas Escrituras. Contudo, não passam de figuras de linguagem, e não de atribuição valorativa em si, uma vez que ambas relacionadas, ora a manifestações divinas, ora a aparências do diabo. Mas o que dualismo tem a ver com orar e ação? Muito, pois não é raro colocarmos uma em oposição à outra, como se assim fossem originalmente. 


Ignoramos que orar é uma ação e que nossas demais ações devem ser orientadas pelo que desenvolvemos na oração diariamente. Diligência, talvez, seja a palavra adequada para sintetizá-las e nos ajudar a dissolver a dicotomia, pois significa fazer o necessário para assegurar o cumprimento de determinada tarefa. 


No cenário do empreendedorismo atual, onde se preza por ação e nem se fala em oração, não é necessário que o cristão force a palavra no vocabulário, como se ela fosse mágica. No entanto, é indispensável que suas ações sejam fruto das orações feitas no lugar secreto das recompensas, que Deus reservou para aqueles que são chamados segundo o Seu propósito. É possível ser diligente e,  ao mesmo tempo piedoso.

Perguntas para reflexão:

 1) Consigo identificar, no meu cotidiano, o dualismo que coloca oração e ação em polos opostos? 

2) Qual impacto minha prática de oração provoca em meu negócio?